top of page

ETAPAS DE UMA OBRA DE REFORMA

Atualizado: 7 de set. de 2019

Farei uma breve descrição para te ajudar a começar sua reforma. As etapas variam em cada caso, pois, nem sempre você precisará passar todas elas, tudo dependerá do seu projeto. Não esqueça que apresento um texto bem simplificado. Há dezenas de etapas em uma obra e cada caso é um caso.

De acordo com a reforma serão necessários projetos complementares de instalação elétrica, hidráulica e outros, realizados por profissionais competentes.

Não esqueça de contabilizar todos os circuitos e pontos de iluminação que você terá. Esses itens podem ter custos bastante elevados e causar grande impacto no orçamento se não pensados previamente.

Se o seu imóvel tiver ligação elétrica monofásica, essa é a hora de providenciar o aumento de carga para bifásica ou trifásica, pois, isso será necessário para instalação de ar condicionado Split, por exemplo.

Lembre-se só após ter em mãos um projeto bem planejado e orçado, saberá a hora certa para começar sua obra.


Então, vamos às etapas tão esperadas:

1° passo – O Projeto:

A primeira etapa, que acho ser uma das mais importantes, é contratar um profissional para realizar seu projeto, seja um arquiteto, engenheiro ou ‘design’ de interiores.


2° passo – Demolição e construção:

Após a definição do projeto, você saberá o que deverá ser demolido e construído na sua obra.

Nessa fase há muito transtorno por causa de sujeira e barulho, portanto, o ideal é que você não esteja morando no local da obra, isso evita muito estresse principalmente se tiver crianças e animais domésticos. Nessa fase inicial é importante avisar o síndico (nesse caso é obrigatório), porteiros e vizinhos, pois, eles também sofrerão alguns transtornos com a obra tipo: elevadores presos com a subida de materiais, ruído, poeira...

Dica: Você só poderá demolir paredes após a avaliação de um técnico competente, pois, há riscos de comprometer a estrutura do imóvel; ou, se for apartamento risco de comprometimento para toda estrutura do prédio.

2.1. Nesta fase também deverão executados os serviços abaixo:

2.1.1 Execução dos serviços do projeto de elétrica para colocação de novos pontos de tomadas, interruptores, instalação de TV a cabo, telefonia, intermete e outros. Para todos esses pontos novos haverá “rasgos” nas paredes existentes e previsão nas paredes novas.

2.1.2 Caso seu projeto contemple arandelas (Lumiarias de parede) também haverá intervenções nas paredes para colocação de conduítes onde passarão as instalações elétricas que ligarão as mesmas.

2.1.3 Haverá pré-instalação para ar-condicionado (as chamadas esperas), seja ele Tipo Split (procure saber se seu condomínio aceita a colocação da unidade externa na fachada do prédio antes do projeto); ar condicionado central ou de parede. É necessário consultar um técnico indicando qual modelo, marca e capacidade que foi indicado no seu projeto isso evita um novo quebra quebra quando for instalar o ar condicionado definitivamente. Existe mais de um tipo de pré-instalação.

2.1.4 Instalação de toda parte hidráulica de água e esgoto; colocação e troca de canos e tubulações; troca de registro de água (é sempre bom trocar para que não tenha problemas mais tarde com defeito por conta de muitos anos de uso); instalações de ralos...

2.1.5 Instalação de gás com troca de tubulação e remanejamento de aquecedores e Boiles quando o projeto assim pedir.

2.1.6 Retirada de janelas, basculantes e portas, caso vá trocá-las; e instalação das novas.


3° passo - Forro de gesso: O forro de gesso deve ser instalado depois da demolição e construção de paredes novas e antes do revestimento do piso, pois, os andaimes (ou cavaletes) que as equipes de forro usam para trabalhar podem danificar e muito o piso existente. Caso for manter o piso existente ele deve ser muito bem protegido.

Lembre-se que essa etapa produz muito pó durante o lixamento.

Essa fase também tem que ser realizada antes da pintura das paredes.


4° passo – Preparo para colocação dos acabamentos: etapa dos acabamentos em pisos e paredes, portas e outros. Nas paredes, o reboco deixa a parede mais uniforme; é nessa hora que, independente do revestimento ou pintura, você deve impermeabilizar para deixar sua parede mais resistente. No piso, você terá o contrapiso para trabalhar. Cada obra e cada piso que for colocar vai exigir uma providência: impermeabilização, nivelamento ou até preenchimento para aumentar a altura e garantir que o piso fique na altura ideal, considerando soleiras ou outros pisos que fazem o limite de ambientes. Como as opções são diversas e cada tipo de acabamento pede um tipo de preparo, o que importa na compreensão das etapas de obra é que você deve ter a curiosidade e a atenção de acordo com sua escolha.


5° passo – Colocação dos acabamentos: nessa etapa é muito importante que escolha bons profissionais para realização dos serviços, porque a mão de obra faz a diferença na fase do acabamento.

Seja ele de cerâmica, porcelanato, madeira, vinílico, pintura, papel de parede... A colocação de um revestimento bem feito será a cereja do bolo no final da obra.

Essa também é fase que paredes, portas e janelas serão pintados


6° passo – Se houver serviços de marcenaria esses devem ser realizadas junto ou após a colocação dos acabamentos. Dependerá do serviço a ser feito. Se houver, por exemplo, armários embutidos que deverão ser pintados eles devem estar colocados e prontos para pintura nessa fase.


7° passo - Instalações:

Chegou a hora das instalações de elétrica, hidráulica e iluminação. Nesse momento estes pontos receberão as peças de acabamentos: tomadas, interruptores, luminárias, torneiras, misturadores...

Dica: Nunca instale esses acabamentos em paredes que ainda receberão pintura, pois, sempre há perigo de sujar de tinta.


8 – Colocação de fechaduras e maçanetas novas, se for o caso, lembre-se de proteger as maçanetas, se ainda houver serviços de pintura ou reparos de gesso, pois podem sujar ou arranhar os acabamentos das peças.

9 – Decoração: O passo mais esperado e final, a decoração deixará tudo com a sua cara e satisfação de ver tudo novinho e arrumado ao seu gosto.

Como disse no início do post, essas são só as etapas principais de uma obra, mas, dependo do tamanho da sua obra muitas e muitas outras surgirão. Tenha certeza que contratando um bom profissional para projetar e executar toda a obra o risco de imprevistos e dor de cabeça se tornarão mínimos. Eu disse mínimos, pois, por mais que se planeje uma obra pode haver imprevistos tipos, atraso no recebimento de materiais, problemas com as tubulações de água e esgoto do vizinho que podem causar infiltrações e nesse caso você dependerá da boa vontade do vizinho para consertar a parte dele; entre outras eventualidades.


Espero que tenham gostado do post. Caso sim, curtam e compartilhem para ajudar seus amigos que também realizarão reformas.


Uma boa obra pra vocês.


 
 
 

Comments


bottom of page